PRIMEIRAS IMPRESSÕES SOBRE JONAS E O UNIVERSO PARALELO
- C. Esnarriaga
- 2 de nov. de 2018
- 2 min de leitura
Atualizado: 27 de mai. de 2020
• No primeiro dos onze contos Jonas viaja no tempo até uma escola onde um grupo de jovens é observado atentamente pela diretora, que sem saber o motivo acaba por contar para o estranho jovem sobre o estranho comportamento de seus alunos; isso o leva a interagir com o tal grupo tão reservado e logo descobre quê o que une eles é um fato horrendo. Todos sofreram algum tipo de abuso sexual.
• Apesar do tema sendo um tabu global a forma de narração dos acontecimentos é sutil e ao mesmo tempo impactante, trazendo a tona os efeitos colaterais que são deixados na vida das pessoas que passam por tal experiência.
Os detalhes da narrativa de cada personagem ao longo do conto expõem um pouco mais de uma parte do mundo à qual por muitas vezes ignoramos, mas apesar do medo e das cicatrizes deixadas seguimos por um caminho onde não se está sozinho e que o apoio e compreensão de amigos, familiares e pessoas próximas pode mudar tudo.
• Depois de expôr o conteúdo da história e crítica sobre o enredo podemos dar um passo em direção a escrita e forma de narração. Durante a leitura do início deste livro já pude notar algumas coisas, o prefácio da obra parece ter sido escrito de forma corrida, contando sobre o início da trajetória de Jonas e embolando algumas informações que poderiam ter sido dispostas de melhor forma ao decorrer da obra. No primeiro conto senti um pouquinho de falta de sentimentos, ações tanto do protagonista como de outros personagens não conseguimos vislumbrar muito o cenário a volta, ficamos focados no enredo do início ao fim deixando uma vontade de quero mais.
Não vi muitos erros ortográficos só a falta de algumas vírgulas e o uso de tempo verbal em foram as únicas coisas que me incomodaram um pouquinho durante a leitura; ainda não tendo lido a obra completa não posso dizer se temos uma evolução rápida ou gradativa, mas diante do trabalho de revisão e diagramação posso afirmar que estamos com algo digno de nota em mãos.
• Depois de expôr o conteúdo da história e crítica sobre o enredo podemos dar um passo em direção a escrita e forma de narração. Durante a leitura do início deste livro já pude notar algumas coisas, o prefácio da obra parece ter sido escrito de forma corrida, contando sobre o início da trajetória de Jonas e embolando algumas informações que poderiam ter sido dispostas de melhor forma ao decorrer da obra.
No primeiro conto senti um pouquinho de falta de sentimentos, ações tanto do protagonista como de outros personagens não conseguimos vislumbrar muito o cenário a volta, ficamos focados no enredo do início ao fim deixando uma vontade de quero mais. Não vi muitos erros ortográficos só a falta de algumas vírgulas e o uso de tempo verbal em foram as únicas coisas que me incomodaram um pouquinho durante a leitura; ainda não tendo lido a obra completa não posso dizer se temos uma evolução rápida ou gradativa, mas diante do trabalho de revisão e diagramação posso afirmar que estamos com algo digno de nota em mãos e que a obra nos traz como gosto de dizer "um novo mundo a ser descoberto".
Comments